Páginas

domingo, 2 de novembro de 2014

LIMÃO, MAIS UM ALIADO DOS NOSSOS FIOS!

Essa receitinha que eu uso para dar um Up nos cachinhos, é ótima quando o cabelo está muito áspero e seco, o limão tem ácido cítrico, que é ótimo para selar as cutículas dos fios, é rico em vitamina C que tem ação antioxidante e ajuda a dar mais vida aos fios ,fora também que é muito bom para tratamento contra queda e caspa.
Receita:
2 limões
A mesma quantidade de água ( se os dois limões renderem 50 ml de suco, vc usará 50 ml de água e assim por diante!)
uns 15 ml de óleo vegetal de sua preferencia. Eu gosto de usar o óleo de rícino.
Lave o cabelos com seu shampoo de costume e nos cabelos úmidos aplique a mistura, deixe agir uns 30 min e enxague, não precisa de condicionador, finalize como de costume.
Nas fotos, mostro o pH da mistura que fica em torno de 4, é um pH ótimo para equilibrar e selar as cutículas.
Obs : Não se exponha ao sol durante o uso, o limão pode manchar a pele. Existem pessoas que usam essa mistura para clarear os fios de forma natural, ai é só secar os cabelos com o secador e deixar 30 min.

Fita que foi mergulhada na mistura e agora aguardando aparecer melhor a cor indicativa.

Aqui estou medido o pH  da mistura, a coloração da fita mostra que ficou me torno de 4



quarta-feira, 24 de setembro de 2014

RELAXANTE NATURAL CASEIRO ( GEL PARA DEFINIÇÃO CAPICILIM)

Sabe aquele relaxante natural da capicilim que parece um gel? Ele  é  usado para aumentar a definição dos cachos e reduzir o volume. A Fernanda do blog Crioula desenvolveu uma receita e decidi testar, embora eu não seja muito fã do Relaxante Natural original, quis fazer o teste com o caseiro. Adaptei as quantidades para facilitar o preparo, vamos lá?
Ingredientes :
2 colheres de sopa de gel para cabelos
3ml de óleo de rícino
5ml de glicerina
Soro fisiológico
Preparo :
Misture todos os ingredientes em um recipiente e coloque o soro aos poucos até conseguir uma consistência mais líquida, depois é só guardar em um frasco e usar, esta quantidade de ingredientes rende 100ml.
Minhas impressões : Particularmente, não gostei da sensação de passar o produto nos fios, parece que aconteceu algum atrito com o cabelo, mas conforme o cabelo  seca, vai ficando com  um brilho bonito e cachos definidos, vc pode conseguir volume soltando os cachos, quanto mais solta, mais bonito fica e não corre o risco de ficar cheio de frizz.  Para quem gosta do relaxante da Capicilim, é uma ótima alternativa, para  mim, acho que vou adaptar um pouco a receita!

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

RESENHA : BATOM VERMELHO VIVO - O BOTICÁRIO

Hoje , o assunto é o vermelho, o batom mais temido entre as meninas, é lindo é clássico, mas qual o melhor , tom ? como escolher? não vai ficar cafona?
Bom, não tenho todas estas respostas, mas o que posso dizer : vermelho fica sim, maravilhoso em negras! existem muitos tons, os rosados, mais fechados, os tons abertos ... eu sou chegada em um vermelho mais aberto, com um fundo mais laranja, um vermelho cheguei! e assim, procurando este tom de batom, encontrei o Vermelho vivo do Boticário, é da mesma linha do magenta sunset ( clique aqui) , mas nele eu encontro mais vantagens!

É o tom de vermelho clássico que combina com todas as etnia, desliza fácil pelos lábios e tem uma cobertura perfeita, este não destaca as "pelinhas "nem os vincos, deixa a boca , digamos.... Voluptuosa! hahaha, é um clássico, com batom vermelho, uma pele bem feita, delineador e mascara de cilios, não tem erro!
Uma dica, é contornar bem os lábios  com um lápis para lábios vermelho, ou mesmo usar um pincel e desenhar os lábios com o próprio batom.

RESENHA : BATOM MAGENTA SUNSET - O BOTICÁRIO.

Batom Magenta Sunset : O boticário.

Vou falar um pouco sobre esta cor que eu simplesmente achei maravilhosa!
Ultimamente tenho me atraído por batons de cores forte e intensas (farei resenha sobre outros!), descobri este tom de Pink no Boticário e foi amor à primeira vista! Cor linda, principalmente para nós morenas e negras! <3

 Está aqui é a descrição do produto no site do Boticário:

“O nome já diz tudo, ele é perfeito. Perfeito pro trabalho, perfeito pra festa, perfeito pro seu dia a dia. Com Make B. Batom Perfeito seus lábios permanecem lindos por até 8 horas sem precisar de retoque.
O Batom Perfeito de Make B. possui FPS 25 UVA++, vitamina A e E, que além de proteger e hidratar, estimula a renovação celular, melhora a tonacidade e a elasticidade dos lábios.

Modo de Usar
Aplique o batom diretamente sobre os lábios ou se preferir utilize um pincel. Para manter o Batom Make B. no lábio por mais tempo, aplique também Make B. Lápis Retrátil para os Lábios. Para obter um efeito diferenciado, utilize primeiro o batom e depois o Make B. Brilho Labial Star Lip da sua preferência.”

Fonte :
Blog Papo e Beleza.
A cor é indiscutivelmente linda e fica super intensa também, desliza fácil nos lábios e ajuda a hidratar, mas não dura oito horas nos lábios, ele vai sumindo e deixa um fundo rosado, dura no máximo, umas duas horas sem retoque. Outra coisa, se seus lábios estiverem muito secos, é bom aplicar um pouco de hidratante labial ou mesmo uma pomada Bepantol, pois ele marca os vincos e acaba destacando eventuais "pelinhas" que estiverem soltas. O preço é um pouco salgado (32, 90), mas a cor é linda e ele pode substituir bem o famoso Candy yum yum da MAC.




Candy Yum Yum - Mac .




Na foto, ele ficou um pouco mais claro devido ao flash, mas pode acreditar, não é nada discreto ! kkkkkk , é para chegar chegando e com muita elegância! bjs

segunda-feira, 28 de julho de 2014

BIMATOPROSTA, O QUE É? ( QUERO CÍLIOS DE BONECA!)

Vou falar sobre um produto que pouca gente conhece, mas sobre o qual estou pesquisando desde 2011, sou louca por cilios enormes ( quem me conhece sabe! hahaha) uso quilos de mascara de cílios e também sou fã de cilios postiços, tudo para ter os tão sonhados cílios de boneca.... mas só isso não me satisfazia, lava e saia tudo e eu voltava a ficar com aquela cara de "sono eterno"! hahaha
Mas vamos falar do que interessa, em 2011, chegou ao Brasil um produto chamado Latisse que prometia cílios enormes e encorpados em 3 meses e o melhor, sem precisar de mascara de cílios ou cílios posticos, fiquei louca por ele, mas descobri que só poderia ser usado com receita dermatológica e  também não era nada barato ( vc pode encontrá -lo á partir de 113 reais!), então pensei, será que existem alternativas? fui pesquisar sobre o principio ativo dele, o Bimatoprosta e descobri que esta substancia na verdade é o principio ativo de um colirio usado para o controle de Glaucoma e que tinha como um dos efeitos colaterias o aumento e espessamento dos cilios dos usuários deste produto, a formula do Latisse é a mesmissima do Bimatoprosta, a diferença é que um é um creme ( Latisse) e outro é um Liquido ( Bimatoprosta Generico).
Claro que se trata de um medicamento e existem prós e contras  no uso deste produto, mas enfim decidi usar ( li a bula várias vezes e vi que não existia um rico tão grande no uso).

Este é o Latisse ( vem com os pincéis de aplicação )


Este é o Bimatoprosta , menos glamuroso mas com o mesmo efeito.
Vc pode dizer, mas uma embalagem indica a concentração de 0,03% ( Latisse) e na outra 0,3 mg/ml , em termos farmaceutcos, são maneiras diferentes de dizer a mesma coisa : a concentração é a mesma!
tirada as devidas duvidas ( após ler exaustivamente as duas bulas e pesquisar na net!) vamos ao mode de usar:
O Bimatoprosta não tem pincel, então improvisei, comprei um pincel pequeno de maquiagem ( esses que vendem no 1,99) e deixei só para aplicar o produto, a recomendação é uma gota para cada olho, então pingo no pincel e aplico bem rente a raiz dos cilios superiores ( não deve ser aplicado nos cilios inferiores), lavo o pincel e seco ( para evitar superdosagem no olho seguinte) e aplico da mesma forma. Estava usando toda noite, mas isso fazia com que o produto escorresse para a parte inferior dos olhos e fiquei com super olheiras! ( a bula avisa que o produto pode escurecer a região da pele onde entra em contato, por isso não é bom a plicar na parte de baixo, mas se acontecer o escurecimento, é só descontinuar o uso que a coloração da pele volta ao normal) , agora uso todo dia pela manhã e minha olheiras já estão normais.
Os primeiros resultados são obtidos com 3 á 4 meses de uso em média, mas no primeiro mês de uso , já pude observar meu cílios bem grandes ( principalmente no canto externo do olho) , agora espero mais resultado na espessura do fio ( já que meu cílios são bem ralinhos), vou aguardar os 3 meses para observar o resultado final do produto.O que posso dizer até agora é que foram os 20 reais mais bem gastos da minha vida! hahaha ( comprei o produto na Ultrafarma em uma promoção) estou com cilios enormes e nem terminei o tratamento, mas vamos ver o que acontece até o final.
Minhas primeiras impressões são estas:
Prós:
Realmente cumpre o que promete, cilios enormes e vejo novos fios crescendo em lugares que não existiam
Resultado rápido
Preço em conta

Contra:
Deve -se tomar cuidado com a aplicação pois pode manchar a pele
No começo senti uma leve coceira e meu olho "remelou " muito, mas depois que passei a aplicar o produto de dia ao invés de durante á noite, isso não aconteceu mais
O tratamento é continuo, deve -se fazer a manutenção após os 4 meses de uso continuo usando o produto umas 2 vezes por semana devido ao ciclo de crescimento dos cilios.

Aqui fotos da minha experiencia de 2 meses de uso ( me desculpe pela diferença na imagem, tive minha camera roubada e a outra camera que tenho é muito inferior....) 

sexta-feira, 21 de março de 2014

Make básico para qualquer ocasião.


Hoje vou falar um pouquinho sobre maquiagem, trato sempre de cabelos, mas vou mostrar uma make que faço sempre e é ótima para quem não tem muita habilidade com os pincéis! hahahahaha

Como sou neguinha, gosto muito de usar produtos que deem um efeito bronzeado , dourado então sempre abuso deles na make.
Para fazer a pele, usei a base do Boticário Canela 42, uniformizei a pele com ela, depois usei abaixo dos olhos, o corretivo amarelo da Contém 1g e passei o pincel sujo de base por cima para novamente uniformizar.
Nas maças do rosto, usei um creme iluminador dourado do Boticário (amo!!!), ele saiu de linha, mas vc pode usar qualquer iluminador líquido dourado no rosto, costumo passar nas maças e em cima do nariz , para atrair luz e parecer mais fino! hahahaha
Após passar o iluminador nas maçãs e nariz, passei o blush Orage Gold, tbm do O Boticário.
Passei um pouco de lápis cor de pele abaixo das sobrancelhas (contém1g ) e finalizei colocando cilios postiços. Um sei um gloss cor  bege (tbm não vende mais, mas vc pode usar quaquer batom bege, ou de sua preferencia , finalizei com delineador e pronto!



terça-feira, 18 de março de 2014

Como fazer seu extrato glicólico caseiro.

Oi meninas, vou divulgar um receita bem fácil para quem quer aprender fazer seu próprio extrato glicólico.
para fazer 100ml do produto você vai precisar de:
20 g de qualquer erva seca
90 ml de glicerina
10ml de álcool de cereais...
um vidro âmbar (vidro marron escuro)



Modo de Fazer:
macere as ervas ( amassar bem) ou bata no liquidificador até que vire um pó, acrescente a glicerina e o álcool e deixe em um lugar seco e ao abrigo da luz por 72 horas. Passado este período, leve ao banho maria por uma temperatura de 40 graus por uma hora.
Filtre com um filtro de papel ou um pedaço de algodão para tirar os resíduos e está pronto para adicionar á shampoos, creme , etc...
Dica : se não tiver o vidro escuro, faça em um vidro normal e cubra com papel alumínio para evitar contato com a luz, tbm evite usar plantas que não conheça para evitar os efeitos tóxicos.
vc pode fazer extratos de alecrim, hortelã, jaborandi, alho.... enfim qualquer erva e turbinar seus produtos com ele.


Se vc ainda não sabe o que é e para que serve o extrato glicólico dá uma lidinha aqui : http://negagrazy.blogspot.com.br/2013/10/para-que-servem-os-extratos-glicolicos.html

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

COMO TURBINAR O CONDICIONADOR

Hj vou dar uma dica bem prática que costuma fazer, sou meio preguiçosa e ás vezes tenho preguiça só de pensar em fazer hidratação, então resolvi turbinar dar um Up no meu condicionador para que ele funcione como um hidratação rápida e segure as pontas quando eu estiver com preguiça! kkkkk

Vamos á receita:
1 condicionador de 300 ml ( eu costumo comprar a base pronta para preparar o condicionador, mas pode ser qualquer um)
5 ml de Bepantol líquido
5 ml de óleo de rícino
10 ml de óleo de coco
10 ml de óleo de macadâmia
1 ampola de Arovit ( vitamina A de uso humano encontrada em farmácias)
1 colher de gelatina sem sabor ( 1 colher para 100 ml de água e hidratar )

Agora é só misturar tudo e usar normalmente, o óleos podem ser substituídos pelos de sua preferencia.

Se o seu cabelo é muito oleoso, vc pode substituir o óleo por extratos ou usar óleos mais leves como argan, macadâmia ou cártamo.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

ESCLARECENDO DÚVIDAS SOBRE QUEBRA E QUEDA.


Meninas eu sei que o momento de transição é algo complicado, estamos descobrindo como é nosso cabelo e aprendendo como lidar com ele. Nesta fase acontecem muito choques químicos e ele pode ocorrer tanto no couro cabeludo quanto na raiz.
Quando acontece o choque químico no couro cabeludo, o sinal mais visível é a QUEDA de cabelos, neste caso, não adianta usar cremes de pentear, condicionadores ou mascaras, estes produtos são para amenizar problemas que ocorrem no fio. Quando se identifica uma queda de cabelo (lembrando que perdemos em média 100 fios de cabelos por dia devido á renovação celular), os produtos mais adequados para este tratamento são shampoos e tônicos, esses produtos agem diretamente no couro cabeludo e na raiz do fio, que muitas vezes precisa de uma maior oxigenação para se desenvolver. Shampoos e tônicos a base de ervas como jaborandi, alecrim, arnica, castanha da índia, capsilium (pimenta), entre outros, ajudam na limpeza e melhora a circulação sanguínea desta área, o que consequentemente melhora a oxigenação do local.
Já quando estamos tratando de QUEBRA, estamos falando diretamente da saúde dos fios, e ai sim, as máscaras, cremes de pentear, etc. Podem ajudar no processo, produtos à base de queratina, broto de bambu, colágeno, aminoácidos, etc. ajudam muito neste processo.
Lembrando que existem vários fatores para ocorrer a queda, alteração hormonal, stress, falta de vitaminas são os mais comuns, e neste caso, o melhor é procurar um dermatologista. Excesso de oleosidade no couro cabeludo e uso excessivo de cremes e condicionadores nesta área podem entupir o bulbo capilar e causar a queda. No caso da quebra, o excesso de reconstruções e principalmente o uso excessivo de queratina pode ocasionar o efeito rebote tornando o fio muito rígido e assim também causando a quebra.

Quando tudo na vida exige moderação, tudo demais faz mal, inclusive tratamento, a diferença entre o remédio e o veneno está na dose!

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Como eu relaxo meu cabelo.



Bom , o objetivo desta postagem não é incentivar ninguém a relaxar o cabelo, um cabelo natural é sempre mais saudável, mas vou explicar aqui como faço uso do relaxamento sem que este tire meus cachos.
Eu costumo usar o Wellastrate Suave da Wella.


Eu costumo aplicar á cada 6 ou 7 meses, só para ver o crescimento do cabelo ( o fator encolhimento!rsrsrs, não sei lidar com ele , por isso uso! rsrsrsrs) , passo de uma forma que não danifique ( muito...) a forma dos meus cachos. Primeiro desembaraço o cabelo seco e sujo ( o fio alisa independente do cabelo estar limpo ou sujo, o fator do cabelo estar uns 3 dias sem lavar , é para proteção do couro cabeludo, já que o  óleo produzido ajuda a proteger esta área contra agressões químicas). Após desembaraçar a juba cuidadosamente, aplico o produto com um pincel na raiz   o restante, espalho com os dedos ou com pente de dentes bem largos  ( Se o seu objetivo é manter os cachos, jamais use pente de dentes finos!), deixo agir por cinco minutos ( esse tempo á suficiente para meu cabelo fino e para meu objetivo, já que preso a definição e volume). Após este tempo, removo o produto com bastante água morna , aplico o neutralizante (está etapa é muiiiiito importante, não pode ser pulada ou abreviada, já que o neutralizante inibe a ação do relaxamento.), deixo agir o tempo que o produto pede ( em média 15 minutos), lavo normalmente e já faço uma reconstrução.
Aqui meu cabelo ainda está com neutralizante





Na foto debaixo, o cabelo já está lavado e seco:

Esse é o resultado que obtenho com o wellastrate, já usei vários ( sempre tioglicolato de amonia), mas o que realmente não tirou meus cachos e me deu o efeito que eu esperava , foi ele.
O wellastrate é um relaxamento a base de TIO, embora seja mais suave que os outros, também é uma quimica e pode danificar os cabelos se mal aplicado, portanto observe bem o estado do fio de seu cabelo antes de aplicar e se possível, faça teste de mechas. Ele não é compátivel com Guanidina e Hidróxidos, se vc já usa outros produtos com esta base, o ideal é esperar uns 6 meses para aplicar outro produto no cabelo para que não aconteça choque quimico e danifique a parte do cabelo com o produto anterior.

Curl souffle genérico - Souffle para cachos ( minha versão rsrsrsrs)

Vamos falar do curl souffle ( sufle para cachos, algo assim ! srsrsrs) , é um creme de textura mais leve para cabelos de média densidade ( como diz a descrição do produto) , isto é para cabelos com fios que não são nem tão grossos , nem tão finos. existem comentários muito bons sobre ele na net, mas como estou sem tempo  , (sem grana! rsrsrs), aproveitei para fazer a receitinha que minha amiga Maria Isamara do grupo do face "Encrespando" ( que eu amo!), postou para ajudar as meninas.A Juliana Coelho no fórum encaracoladas bolou uma receitinha super simples para fazer algo parecido com o Curl Souffle da marca Curls http://www.curls.biz/curly-hair-products/Curl-Souffle-curly-hair-product.html para usar como leave-in. A receita original é :

200 ml de condicionador

3 colheres de sopa de óleo de rícino.

Bata tudo no mixer ( aquele de cozinha!) e pronto., a textura parece creme de barbear.


Mas ai , eu decidi fazer minha versão, como sempre! rsrsrs e ficou assim:






300 ml de creme de pentear
1 colher de sobremesa de óleo de ricíno
1 colher de sobremesa de óleo de coco de babaçu 
1 colher de sobremesa de óleo de abacate
1 ampola de vitamina A (Arovit encontra -se em farmácias)
1 colher de gelatina ( como não poderia deixar de ser! rsrsrs)
60 ml de água.

Modo de fazer:

Hidratei a gelatina com a água no microondas por 30 segundos, coloquei tudo junto ( todos os ingredientes + a gelatina hidratada) e bati na batedeira por uns 5 min.




Na hora, não vi muita diferença, claro que o creme estava aerado, mas achei que ia voltar ao normal, me garanti usando óleo de coco, porque ele tem a propriedade de emulsionar, o que ajudaria o creme a manter a nova textura. Mas passado o tempo, ele ficou ainda mais consistente e ao mesmo tempo leve, parece clara batida, me apaixonei pela textura!

Amei o resultado no cabelo, cachos definidos e com brilho, o único problema é que como a textura é muito leve, acabei passando demais! rsrsrs e o cabelo ficou meio oleoso, a dica é usar um creme com menos óleo para fazer esta receita, vc pode usar o óleos que quiser, ou mesmo usar apenas um óleo, vai adequando conforme a necessidade do fio. Amei a gelatina dentro, acho que ficou muito mais definido do que sem, mas o uso da gelatina tbm é opcional.


sábado, 1 de fevereiro de 2014

Gelatina no creme de pentear ( para ajudar na definição dos cachos)




Olá meninas lindas, vou compartilhar com vocês algo que me ajuda e muiiiiiito na definição do meus cachos, GELATINA! vejo muitas meninas que procuram por definição e decidi postar, já comentei em alguns posts sobre isso, mas vou reforçar. Costumo colocar no condicionador e no creme de pentear, as vezes coloco no shampoo também, mas como uso o condicionador para hidratar acho mais válido colocar nele.
Preparo uma colher de sopa de gelatina sem sabor para 100ml de água quente, dissolvo e acrescento em um creme que contenha 300ml. Se o creme for mais ralinho como o yamasterol, vc pode diminuir a quantidade de agua para uns 50, 60 ml. Tem gente que só coloca a gelatina diretamente no pote de shampoo ou creme, eu não faço isso porque quando fiz meu cabelo ficou cheio de bolinhas! rsrsrsrsrsrs. No creme de pentear já uso a quase dois anos e não fico sem, no condicionador uso a 6 meses e é só amor! bjs espero que tenha ajudado! 


Resultado: cabelos mais definidos e com o passar do tempo, pode -se perceber o fio mais resisitente, graças á presença do colágeno. 

O colágeno é uma proteína produzida por animais e que tem função de sustentação, é encontrada em pele ,cabelos, cartilagem, unhas. Claro que o cabelo não é capaz de absorver proteínas, mas ele pode formar um filme ao redor do fio que ajuda a melhorar a textura e definição.

Dica : algumas pessoas me relataram um ressecamento no fio, uma dica para isso é colocar 20 ml do oleo vegetal de usa preferencia tbm dentro do creme , oresultado é maravilhoso! Na hora de soltar os cachinhos, se ficar muito durinho, tbm use um pouco de oleo vegetal nas mãos e vá amassando os cachinhos, eles ficaram vem soltinhos.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Porque eu preciso usar condicionador?

O condicionador de cabelo é uma associação de diversos produtos que apresentam
características que complementam o tratamento do cabelo. O condicionador deverá possuir
caráter catiônico, pois isto permite a sua fixação com a queratina. Dependendo do tipo de
cabelo e do tipo de xampu utilizado previamente, a composição de um condicionador pode
variar, mas, em linhas gerais, ele deve apresentar as seguintes características:

· poder anti-estático - na redução da eletricidade estática, facilita-se o pentear,
ficando o cabelo solto e relativamente macio;

· poder engordurante, pois em alguns casos o xampu desengordura em excesso e é
necessária a reposição desta gordura sobre o cabelo e couro cabeludo;

· pH ácido, pois normalmente o detergente aniônico aumenta o pH do couro
cabeludo e, com a utilização de um produto ácido, o pH da epiderme volta ao
normal (ideal entre 4 e 5)

Os condicionadores , independente da marca possui um tensoativo catiônico (tensoativos e surfactantes.), que ajuda a reduzir a  repulsão dos fios carregados negativamente , deixando os fios mais fáceis de pentear .

Mas o que quer dizer essas coisas??????

Calma, eu explico rsrsrsr..... O Shampoo tem um agente de limpeza ( tensoativo) que para conseguir arrastar a sujeira, geral mente é aniônico ( carga negativa -), o que deixa o cabelo todo cheio de frizz e muito dificil de pentear. O condicionador serve para anular este efeito, como ele é catiônico ( carga positiva +), ele consegue neutralizar os efeitos deixados pelo shampoo fechando a cutícula dos fios e facilitando na hora de pentear o cabelo, minimizando o efeito de frizz.

 E ai meninas , entenderam?
Espero que tenha ajudado ! bjs

Fonte : Apostila Bioquimica da Beleza Instituto de quimica -USP - 2005,  infoescola.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Não existe cabelo duro ! - Diferenças étnicas.


Forma do cabelo  


Independente do fato de ser liso, ondulado, crespo ou encaracolado, um cabelo é sempre um cabelo. Sua composição básica de queratina é sempre a mesma. Por outro lado, a forma do cabelo varia enormemente. As diferenças dependem  indicam que estes dois elementos estão intimamente relacionados à forma do folículo piloso e sua posição no couro cabeludo.  A secção transversal de um cabelo é uma elipse que pode tender mais ou menos para um círculo. Uma analogia com outros materiais mostra como a secção transversal pode influenciar na aparência do cabelo no espaço: nas mesmas condições de tamanho, uma faixa fina se enrola muito mais facilmente do que uma corda cilíndrica. Por isso, os asiáticos possuem cabelo com uma secção transversal mais grossa e cilíndrica, enquanto que os africanos possuem uma secção transversal achatada e fina, formando o cabelo crespo e encaracolado com anéis de até poucos milímetros de diâmetro. Caucasianos possuem uma secção transversal muito mais variada, porém sendo mais ou menos elíptica. O cabelo dos caucasianos vai desde ondulado até bastante cacheado.  







Fonte : Apostila " Bioquimica da beleza" - Instituto de quimica -USP -2005

Cabelos. Como se forma? do que são feitos?



O cabelo ou pelo é composto por células epidérmicas mortas que passaram por um processo de queratinização incluindo a expressão diferencial de queratinas específicas. É derivado dos folículos capilares ou pilosos, que são invaginações que se projetam da derme ou hipoderme. A estrutura do cabelo 
As raízes 
 Estão protegidas na derme, dentro do folículo piloso, onde o cabelo é gerado e colorido.
 
A papila dérmica 

 O folículo piloso é o resultado de uma associação e interação dos componentes dermal e epidermal. Localizada a 4 mm abaixo da pele, a papila dérmica é formada por tecido conectivo que secreta grandes quantidades de matriz extracelular. Altamente vascularizada, a papila é a força real que dirige o folículo, provendo toda informação necessária para a multiplicação e diferenciação das células da matriz e, deste modo, regulando o ciclo de vida do cabelo. 

A glândula sebácea 

 O folículo tem uma ou mais glândulas sebáceas que, por sua vez, contêm uma grande quantidade de células, os sebócitos, que são preenchidos por lipídios . A glândula libera seus lipídios na forma de uma substância gordurosa, o sebo. Em quantidades normais, o sebo é essencial para a lubrificação e proteção da fibra capilar mantendo sua flexibilidade e brilho. Controlado por hormônios, o correto funcionamento da glândula sebácea pode se tornar irregular, produzindo muito ou pouco sebo, o que acaba prejudicando o cabelo. Se produzido em excesso, pode tornar o cabelo oleoso e pesado. Por outro lado, a falta de sebo pode tornar o cabelo danificado, seco ou opaco.
  
Os queratinócitos
 
 Os queratinócitos do folículo piloso são células que se multiplicam numa taxa muito maior do que os queratinócitos da pele. Além disso, eles se diferenciam para formar as diferentes estruturas do cabelo. A produção e armazenamento de queratina, um processo denominado queratinização, causa um endurecimento destas células, levando à desintegração de seus núcleos e consequente morte. 
Os melanócitos
 Os melanócitos são células grandes presas no topo da papila dérmica, que produzem o pigmento melanina e o transferem aos queratinócitos, que formam o córtex da fibra capilar. Os melanócitos usam seus dendritos para injetar os pequenos grânulos de pigmento. Deste modo, o cabelo é incolor no início. Diferentemente da pele, os melanócitos do folículo piloso não precisam da luz do sol para produzir melanina.


Estrutura do fio


A cutícula 

 A cutícula é o envelope externo da fibra do cabelo. As células que a formam se chamam “escamas” e são extremamente pequenas e incolores. Elas são unidas por um cimento intercelular rico em lipídios, sobrepondo-se umas às outras como telhas, formando camadas de 3 a 10 células. Como as extremidades livres das células estão orientadas para a ponta do cabelo, elas podem exercer seu papel principal que é proteger o córtex. A cutícula é a parte do cabelo sujeita aos ataques diários e as propriedades cosméticas dos produtos para cabelo dependem de seu estado. 
O córtex 
 O córtex é o corpo real da fibra. Representando 90% de seu peso total, ele é formado por células preenchidas por queratina e é esta organização que dá à fibra suas propriedades marcantes. Ao longo da maturação do cabelo, estas células corticais se tornam alongadas e chegam a atingir cerca de 100 micrômetros. Arranjadas ao longo do cabelo, elas são mantidas por uma substância intercelular composta por queratina flexível, rica em lipídios. E é também no córtex que os grãos de melanina que dão cor ao cabelo são encontrados. A sua única forma de proteção é uma fina camada de sebo e a cutícula.

A medula 


 A medula, ou canal medular, está situada no centro da fibra e sua presença ao longo do cabelo, geralmente, é descontínua ou até ausente. Parece que as células que a compõem rapidamente degeneram, deixando espaço para bolhas de ar. Em humanos, o seu papel ainda é desconhecido, porém, em alguns animais, esta estrutura alveolar parece possuir um papel essencial na termorregulação.






Imagem : Hair Fluffy



Fonte: Apostila "Bioquímica do cabelo" - Instituto de química - USP -2005

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

O que são e para que servem os produtos liberadores de formol nos cosméticos?

Decidi escrever este post porque tenho visto muitas meninas preocupadas com as formulas de seus cosméticos e com muitas duvidas em relação aos conceitos químicos. É maravilhoso que hoje exista tanta informação a disposição, isso ajuda a formar pessoas mais conscientes e exigentes na hora de comprar e obriga as empresas a se adequarem as normas e ao novo perfil de consumidor que vem se formando.
Os produtos cosméticos possuem uma infinidade de ativos em sua formula, cada um com uma função e hoje vou falar de um que tem causado muita polemica, os" formadores de formaldeído".
Mas o que são e para que servem ?
São substancias que possui a molécula de formol associada á algum outro agente e tem função de conservar o produto contra fungos e bactérias. Como assim, formol no meu produto? mas ele não é cancerígeno? não é proibido?
Vamos lá :O formol ( formaldeído, aldeído metílico, oxido de metileno, metanal), é um dos produtos químicos mais comuns de uso atual é o aldeído* mais simples com formula molecular H2CO.
O formol é um gás normalmente utilizado em solução á 37% ( para 37 g da substância para cada 100 ml de liquido).O formol em concentrações acima do limite é cancerígeno .
O formol é permitido pela União Européia em até 0,2% de formaldeído livre , ou seja , o formol sem nenhuma associação pode estar presente nestas quantidade. Em produtos de uso oral é permitido o emprego de 0,1% da substancia e é proibido em aerosois. No Brasil ele é permitido á 0,2% em todos os produtos, produtos de uso oral , 0,1% e produtos para endurecimento da unha 5% , sendo proibidos em aerosois, no Japão , seu uso é proibido.
O formaldeído é bastante ativo contra bactérias e também mostra uma boa eficiência contra fungos. É inativado por proteínas e gelatina. É estável em pH de 3 á 9, é uma substância química altamente volátil e muito reativa. tem ação sensibilizante e irritante sob a pele.


Agora que falamos um pouco do formol, vamos falar sobre os conservantes liberadores de formol.

DMDM Hidantoína : É o produto da reação entre o formoldeido e o dimetil hidantoína.  É muito ativo contra bactérias e fraco contra fungos, é estável em pH entre 3 e 9 e em temperaturas de até 80°c , onde libera formaldeído. No Brasil é permitido 0,6% do ingrediente ativo em qualquer produto. É solúvel em agua e em propilenoglicol.

Imidazolidinil Uréia : Produzida pela reação de alantoína com formaldeído , muito solúvel em agua, insolúvel em óleo e parcialmente solúvel em propilenoglicol. Apresenta grande atividade contra bactérias Gram positivas e Gram negativas ( as mais perigosas!), mas nenhuma atividade contra fungos podem agir em conjunto com os parabenos. no Brasil é permitido 0,6% do principio ativo em produtos.

Diazolidinil Uréia : É produzida com os mesmos componentes que o Imidazolidinil Uréia, mas com ligações químicas diferentes. É duas vezes mais ativo que o Imidazolidinil uréia contra todos os tipos de bactérias e possui alguma atividade contra mofo (fungo). É estável em pH 2 a 9 e não deve ser exposto á temperaturas acima de 75°C por mais de uma hora. Limites de uso em produtos no Brasil = 0,5 % na composição total.

Hidroximetilglicinato de sódio ( SHMG) : Substancia formada por glicina (aminoácido) e formaldeído em solução de Hidróxido de sódio. Ativo contra bactérias e mofos e fraco contra leveduras. Não deve ser aquecido por longo período de tempo á mais de 50°C. Estável em pH 10 a 12 o que ajuda a neutralizar acidez em algumas formulações.Níveis máximos de ingredientes ativos 0,5%.

Metenamina : É obtida através da reação entre o formol  e a amônia , é usada em conjunto com outros conservantes. Solúvel em água , inflamável e sensível ao calor. É mais ativa contra bactérias, não funciona até ser dissolvida em água e decomposta em formaldeído. Níveis permitidos , até 0,15 %.

Quartenário -15 :  Substância composta por cloro e nitogênio amplo expectro de atividade inclusive em bactérias Gram negativas, mais fraco contra fungos , sensível ao calor e não dever ser usado em temperaturas acima de 50°C. Concentração máxima para uso 0,2%.

abaixo segue alguns links para pesquisa mais detalhada:
http://www.sbcc.com.br/revistas_pdfs/ed%2022/22Antimicrobianos.pdf

http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=795

http://www.quimica.com.br/pquimica/produtos-quimicos-e-especialidades/biocidas-cresce-oferta-por-substitutos-de-liberadores-de-formol/3/

* Aldeído:  é uma função orgânica que se caracteriza pela presença, em sua estrutura, do grupamento H—C=O.

* Os níveis de produtos permitidos para uso no Brasil, também servem para União Européia.


Espero que tenha ajudado, bjs!


domingo, 5 de janeiro de 2014

Mascara de reconstrução com Agar -agar

Olá pessoas lindas!
Estou super animada com uma receitinha que inventei hoje pela manha! rsrsrs
meu cabelo tem relaxamento ( fiz dia 16 de dezembro) e chega uma hora que el começa a perder os cachos, o volume.... fica feio! estava eu pensando em uma solução caseira já que estou sem grana e queria algo rápido. Lembrei que tinha comprado a um tempinho o Agar - agar para fazer um creme de pentear e acabou que não deu certo. Pensei por que não aproveitar as propriedades do agar-agar em uma mascar para reconstrução..... foi minha melhor idéia em muito tempo! rsrsrsrs
Lavei o cabelo com bicarbonato de sódio e apliquei minha gororoba, qual não foi minha surpresa na hora de lavar.... cachos super definidos e cabelo mais denso, tudo que eu queria!

Meu cabelo logo após o enxague e sem finalização.


Minha receita:

1 colher de sopa cheia de agar-agar
100 ml de água
1 ovo inteiro
1 tampinha de extrato glicólico de broto de bambu
1 tampinha de óleo de abacate
1 colher de açúcar..

Modo de fazer:
Prepare o agar-agar espere esfriar um pouco e adicione os ingredientes, adicione o extrato por ultimo pois ele não suporta temperaturas muito altas. Aplique no cabelo limpo e deixe em média 30 min. Após o enxague você pode aplicar o seu condicionador, ou usar um pouco de vinagre com água.

Porque eu usei estes ingredientes?
Eu precisava que meu fio tivesse mais definição e ficasse mais denso já que é bem fininho, logo meu cabelo pedia reconstrução... rsrs.
Função de cada ingrediente:

Ovo: possui colágeno na clara e também a albumina que é uma ótima fonte de aminoácidos para o cabelo , a gema tem lipídeos e omega 3, ajuda no brilho e hidratação.
Açúcar : ajuda a dar brilho  ao fio.
agar - agar : possui sais minerais e ajuda na elasticidade do cabelo e pele
óleo de abacate : nutre , hidrata e define os cachos.
Extrato glicólico de broto de bambu : ajuda a dar mais força e resistência ao fio.