Decidi escrever este post porque tenho visto muitas meninas preocupadas com as formulas de seus cosméticos e com muitas duvidas em relação aos conceitos químicos. É maravilhoso que hoje exista tanta informação a disposição, isso ajuda a formar pessoas mais conscientes e exigentes na hora de comprar e obriga as empresas a se adequarem as normas e ao novo perfil de consumidor que vem se formando.
Os produtos cosméticos possuem uma infinidade de ativos em sua formula, cada um com uma função e hoje vou falar de um que tem causado muita polemica, os" formadores de formaldeído".
Mas o que são e para que servem ?
São substancias que possui a molécula de formol associada á algum outro agente e tem função de conservar o produto contra fungos e bactérias. Como assim, formol no meu produto? mas ele não é cancerígeno? não é proibido?
Vamos lá :O formol ( formaldeído, aldeído metílico, oxido de metileno, metanal), é um dos produtos químicos mais comuns de uso atual é o aldeído* mais simples com formula molecular H2CO.
O formol é um gás normalmente utilizado em solução á 37% ( para 37 g da substância para cada 100 ml de liquido).O formol em concentrações acima do limite é cancerígeno .
O formol é permitido pela União Européia em até 0,2% de formaldeído livre , ou seja , o formol sem nenhuma associação pode estar presente nestas quantidade. Em produtos de uso oral é permitido o emprego de 0,1% da substancia e é proibido em aerosois. No Brasil ele é permitido á 0,2% em todos os produtos, produtos de uso oral , 0,1% e produtos para endurecimento da unha 5% , sendo proibidos em aerosois, no Japão , seu uso é proibido.
O formaldeído é bastante ativo contra bactérias e também mostra uma boa eficiência contra fungos. É inativado por proteínas e gelatina. É estável em pH de 3 á 9, é uma substância química altamente volátil e muito reativa. tem ação sensibilizante e irritante sob a pele.
Agora que falamos um pouco do formol, vamos falar sobre os conservantes liberadores de formol.
DMDM Hidantoína : É o produto da reação entre o formoldeido e o dimetil hidantoína. É muito ativo contra bactérias e fraco contra fungos, é estável em pH entre 3 e 9 e em temperaturas de até 80°c , onde libera formaldeído. No Brasil é permitido 0,6% do ingrediente ativo em qualquer produto. É solúvel em agua e em propilenoglicol.
Imidazolidinil Uréia : Produzida pela reação de alantoína com formaldeído , muito solúvel em agua, insolúvel em óleo e parcialmente solúvel em propilenoglicol. Apresenta grande atividade contra bactérias Gram positivas e Gram negativas ( as mais perigosas!), mas nenhuma atividade contra fungos podem agir em conjunto com os parabenos. no Brasil é permitido 0,6% do principio ativo em produtos.
Diazolidinil Uréia : É produzida com os mesmos componentes que o Imidazolidinil Uréia, mas com ligações químicas diferentes. É duas vezes mais ativo que o Imidazolidinil uréia contra todos os tipos de bactérias e possui alguma atividade contra mofo (fungo). É estável em pH 2 a 9 e não deve ser exposto á temperaturas acima de 75°C por mais de uma hora. Limites de uso em produtos no Brasil = 0,5 % na composição total.
Hidroximetilglicinato de sódio ( SHMG) : Substancia formada por glicina (aminoácido) e formaldeído em solução de Hidróxido de sódio. Ativo contra bactérias e mofos e fraco contra leveduras. Não deve ser aquecido por longo período de tempo á mais de 50°C. Estável em pH 10 a 12 o que ajuda a neutralizar acidez em algumas formulações.Níveis máximos de ingredientes ativos 0,5%.
Metenamina : É obtida através da reação entre o formol e a amônia , é usada em conjunto com outros conservantes. Solúvel em água , inflamável e sensível ao calor. É mais ativa contra bactérias, não funciona até ser dissolvida em água e decomposta em formaldeído. Níveis permitidos , até 0,15 %.
Quartenário -15 : Substância composta por cloro e nitogênio amplo expectro de atividade inclusive em bactérias Gram negativas, mais fraco contra fungos , sensível ao calor e não dever ser usado em temperaturas acima de 50°C. Concentração máxima para uso 0,2%.
abaixo segue alguns links para pesquisa mais detalhada:
http://www.sbcc.com.br/revistas_pdfs/ed%2022/22Antimicrobianos.pdf
http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=795
http://www.quimica.com.br/pquimica/produtos-quimicos-e-especialidades/biocidas-cresce-oferta-por-substitutos-de-liberadores-de-formol/3/
* Aldeído:
é uma função orgânica que se caracteriza pela presença, em sua estrutura, do grupamento H—C=O.
* Os níveis de produtos permitidos para uso no Brasil, também servem para União Européia.
Espero que tenha ajudado, bjs!