Páginas

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

COMO TURBINAR O CONDICIONADOR

Hj vou dar uma dica bem prática que costuma fazer, sou meio preguiçosa e ás vezes tenho preguiça só de pensar em fazer hidratação, então resolvi turbinar dar um Up no meu condicionador para que ele funcione como um hidratação rápida e segure as pontas quando eu estiver com preguiça! kkkkk

Vamos á receita:
1 condicionador de 300 ml ( eu costumo comprar a base pronta para preparar o condicionador, mas pode ser qualquer um)
5 ml de Bepantol líquido
5 ml de óleo de rícino
10 ml de óleo de coco
10 ml de óleo de macadâmia
1 ampola de Arovit ( vitamina A de uso humano encontrada em farmácias)
1 colher de gelatina sem sabor ( 1 colher para 100 ml de água e hidratar )

Agora é só misturar tudo e usar normalmente, o óleos podem ser substituídos pelos de sua preferencia.

Se o seu cabelo é muito oleoso, vc pode substituir o óleo por extratos ou usar óleos mais leves como argan, macadâmia ou cártamo.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

ESCLARECENDO DÚVIDAS SOBRE QUEBRA E QUEDA.


Meninas eu sei que o momento de transição é algo complicado, estamos descobrindo como é nosso cabelo e aprendendo como lidar com ele. Nesta fase acontecem muito choques químicos e ele pode ocorrer tanto no couro cabeludo quanto na raiz.
Quando acontece o choque químico no couro cabeludo, o sinal mais visível é a QUEDA de cabelos, neste caso, não adianta usar cremes de pentear, condicionadores ou mascaras, estes produtos são para amenizar problemas que ocorrem no fio. Quando se identifica uma queda de cabelo (lembrando que perdemos em média 100 fios de cabelos por dia devido á renovação celular), os produtos mais adequados para este tratamento são shampoos e tônicos, esses produtos agem diretamente no couro cabeludo e na raiz do fio, que muitas vezes precisa de uma maior oxigenação para se desenvolver. Shampoos e tônicos a base de ervas como jaborandi, alecrim, arnica, castanha da índia, capsilium (pimenta), entre outros, ajudam na limpeza e melhora a circulação sanguínea desta área, o que consequentemente melhora a oxigenação do local.
Já quando estamos tratando de QUEBRA, estamos falando diretamente da saúde dos fios, e ai sim, as máscaras, cremes de pentear, etc. Podem ajudar no processo, produtos à base de queratina, broto de bambu, colágeno, aminoácidos, etc. ajudam muito neste processo.
Lembrando que existem vários fatores para ocorrer a queda, alteração hormonal, stress, falta de vitaminas são os mais comuns, e neste caso, o melhor é procurar um dermatologista. Excesso de oleosidade no couro cabeludo e uso excessivo de cremes e condicionadores nesta área podem entupir o bulbo capilar e causar a queda. No caso da quebra, o excesso de reconstruções e principalmente o uso excessivo de queratina pode ocasionar o efeito rebote tornando o fio muito rígido e assim também causando a quebra.

Quando tudo na vida exige moderação, tudo demais faz mal, inclusive tratamento, a diferença entre o remédio e o veneno está na dose!

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Como eu relaxo meu cabelo.



Bom , o objetivo desta postagem não é incentivar ninguém a relaxar o cabelo, um cabelo natural é sempre mais saudável, mas vou explicar aqui como faço uso do relaxamento sem que este tire meus cachos.
Eu costumo usar o Wellastrate Suave da Wella.


Eu costumo aplicar á cada 6 ou 7 meses, só para ver o crescimento do cabelo ( o fator encolhimento!rsrsrs, não sei lidar com ele , por isso uso! rsrsrsrs) , passo de uma forma que não danifique ( muito...) a forma dos meus cachos. Primeiro desembaraço o cabelo seco e sujo ( o fio alisa independente do cabelo estar limpo ou sujo, o fator do cabelo estar uns 3 dias sem lavar , é para proteção do couro cabeludo, já que o  óleo produzido ajuda a proteger esta área contra agressões químicas). Após desembaraçar a juba cuidadosamente, aplico o produto com um pincel na raiz   o restante, espalho com os dedos ou com pente de dentes bem largos  ( Se o seu objetivo é manter os cachos, jamais use pente de dentes finos!), deixo agir por cinco minutos ( esse tempo á suficiente para meu cabelo fino e para meu objetivo, já que preso a definição e volume). Após este tempo, removo o produto com bastante água morna , aplico o neutralizante (está etapa é muiiiiito importante, não pode ser pulada ou abreviada, já que o neutralizante inibe a ação do relaxamento.), deixo agir o tempo que o produto pede ( em média 15 minutos), lavo normalmente e já faço uma reconstrução.
Aqui meu cabelo ainda está com neutralizante





Na foto debaixo, o cabelo já está lavado e seco:

Esse é o resultado que obtenho com o wellastrate, já usei vários ( sempre tioglicolato de amonia), mas o que realmente não tirou meus cachos e me deu o efeito que eu esperava , foi ele.
O wellastrate é um relaxamento a base de TIO, embora seja mais suave que os outros, também é uma quimica e pode danificar os cabelos se mal aplicado, portanto observe bem o estado do fio de seu cabelo antes de aplicar e se possível, faça teste de mechas. Ele não é compátivel com Guanidina e Hidróxidos, se vc já usa outros produtos com esta base, o ideal é esperar uns 6 meses para aplicar outro produto no cabelo para que não aconteça choque quimico e danifique a parte do cabelo com o produto anterior.

Curl souffle genérico - Souffle para cachos ( minha versão rsrsrsrs)

Vamos falar do curl souffle ( sufle para cachos, algo assim ! srsrsrs) , é um creme de textura mais leve para cabelos de média densidade ( como diz a descrição do produto) , isto é para cabelos com fios que não são nem tão grossos , nem tão finos. existem comentários muito bons sobre ele na net, mas como estou sem tempo  , (sem grana! rsrsrs), aproveitei para fazer a receitinha que minha amiga Maria Isamara do grupo do face "Encrespando" ( que eu amo!), postou para ajudar as meninas.A Juliana Coelho no fórum encaracoladas bolou uma receitinha super simples para fazer algo parecido com o Curl Souffle da marca Curls http://www.curls.biz/curly-hair-products/Curl-Souffle-curly-hair-product.html para usar como leave-in. A receita original é :

200 ml de condicionador

3 colheres de sopa de óleo de rícino.

Bata tudo no mixer ( aquele de cozinha!) e pronto., a textura parece creme de barbear.


Mas ai , eu decidi fazer minha versão, como sempre! rsrsrs e ficou assim:






300 ml de creme de pentear
1 colher de sobremesa de óleo de ricíno
1 colher de sobremesa de óleo de coco de babaçu 
1 colher de sobremesa de óleo de abacate
1 ampola de vitamina A (Arovit encontra -se em farmácias)
1 colher de gelatina ( como não poderia deixar de ser! rsrsrs)
60 ml de água.

Modo de fazer:

Hidratei a gelatina com a água no microondas por 30 segundos, coloquei tudo junto ( todos os ingredientes + a gelatina hidratada) e bati na batedeira por uns 5 min.




Na hora, não vi muita diferença, claro que o creme estava aerado, mas achei que ia voltar ao normal, me garanti usando óleo de coco, porque ele tem a propriedade de emulsionar, o que ajudaria o creme a manter a nova textura. Mas passado o tempo, ele ficou ainda mais consistente e ao mesmo tempo leve, parece clara batida, me apaixonei pela textura!

Amei o resultado no cabelo, cachos definidos e com brilho, o único problema é que como a textura é muito leve, acabei passando demais! rsrsrs e o cabelo ficou meio oleoso, a dica é usar um creme com menos óleo para fazer esta receita, vc pode usar o óleos que quiser, ou mesmo usar apenas um óleo, vai adequando conforme a necessidade do fio. Amei a gelatina dentro, acho que ficou muito mais definido do que sem, mas o uso da gelatina tbm é opcional.


sábado, 1 de fevereiro de 2014

Gelatina no creme de pentear ( para ajudar na definição dos cachos)




Olá meninas lindas, vou compartilhar com vocês algo que me ajuda e muiiiiiito na definição do meus cachos, GELATINA! vejo muitas meninas que procuram por definição e decidi postar, já comentei em alguns posts sobre isso, mas vou reforçar. Costumo colocar no condicionador e no creme de pentear, as vezes coloco no shampoo também, mas como uso o condicionador para hidratar acho mais válido colocar nele.
Preparo uma colher de sopa de gelatina sem sabor para 100ml de água quente, dissolvo e acrescento em um creme que contenha 300ml. Se o creme for mais ralinho como o yamasterol, vc pode diminuir a quantidade de agua para uns 50, 60 ml. Tem gente que só coloca a gelatina diretamente no pote de shampoo ou creme, eu não faço isso porque quando fiz meu cabelo ficou cheio de bolinhas! rsrsrsrsrsrs. No creme de pentear já uso a quase dois anos e não fico sem, no condicionador uso a 6 meses e é só amor! bjs espero que tenha ajudado! 


Resultado: cabelos mais definidos e com o passar do tempo, pode -se perceber o fio mais resisitente, graças á presença do colágeno. 

O colágeno é uma proteína produzida por animais e que tem função de sustentação, é encontrada em pele ,cabelos, cartilagem, unhas. Claro que o cabelo não é capaz de absorver proteínas, mas ele pode formar um filme ao redor do fio que ajuda a melhorar a textura e definição.

Dica : algumas pessoas me relataram um ressecamento no fio, uma dica para isso é colocar 20 ml do oleo vegetal de usa preferencia tbm dentro do creme , oresultado é maravilhoso! Na hora de soltar os cachinhos, se ficar muito durinho, tbm use um pouco de oleo vegetal nas mãos e vá amassando os cachinhos, eles ficaram vem soltinhos.